sábado, 26 de maio de 2012

Criar jogos em Delphi

Conhecem o Delphi?  Já viram a versão XE2 e o afamado Firemonkey?

A embarcadero lançou esta nova versão, com uma ideia fabulosa, um programa, vários sistemas operativos. Com a versão XE2 temos a possibilidade de compilar tanto para windows como para mac ou iPhone. Mas temos que esperar pela XE3 para termos acesso a Linux e ao famoso Android !!!  Android???? No Delphi ?!?!  Sim, é verdade. Parece mentira, e se pensarmos na quantidade de aparelhos diferentes a correr Android, então percebemos o que estamos a falar. Temos que esperar mais um pouco. Até final do ano há-de vir.

Quem já viu a nova interface apetecia logo começar a criar jogos para PC e Mac. Mas depois de experimentar fica alguma desilusão. Afinal não dá bem para todo o tipo de jogos.
O novo delphi permite criar interfaces futuristas com objetos em 3D utilizando a tecnologia OpenGL e poderia pensar-se que poderia ser eficaz na criação de jogos em 3D.
 Se olharmos para as aplicações exemplo, podemos ver que a animação em 3D é constante, e com uma boa placa gráfica até parece fluída, mas se continuarmos a insistir vemos que a aplicação tem vontade própria, não podemos controlar as frames e a ordem de desenho dos objetos, ao contrário do que se poderia querer para um motor gráfico.

Mas será que não dá mesmo? Que objetos novos traz este firemonkey?
 Ok, podemos usar estes componentes e criar um menu bonito para o nosso jogo, e se o jogo for simples e do tipo tabuleiro, então ainda se faz qualquer coisa. Aí está uma coisa interessante, utilizar o delphi para jogos simples de tabuleiro, e como é tão fácil de aprender, então talvez seja a ferramenta ideal para ensinar programação de jogos simples.

Então e jogos a sério? Não dá? Uma ferramenta como o Delphi dá sempre para tudo, mas aí entra a tecnologia que fala diretamente com as placas gráficas. No windows temos o DirectX e o OpenGL, no mac temos o OpenGL. Para utilizar estas tecnologias podemos utilizar algumas bibliotecas como o SDL ou motores como o Andorra2D ou o Asphyre, estas estando disponíveis sem qualquer custo. Para um motor mais poderoso em 3D, podemos utilizar algum motor com ActiveX que possa ser embebido como o DXStudio, ou por meio de DLL como é o caso do Leadwerks.
E no meio disto tudo o que vamos nós utilizar?
Para já penso que a decisão é unânime. Para jogos e aplicações interativas 2D vamos ficar pelo Delphi e construír um motor nosso de raíz. Estamos a criar um editor de jogo com uma linguagem com blocos, editor de imagens, sprites, músicas, baseado em eventos. O jogo vai depois ser executado numa linguagem de script através de um player para o sistema operativo escolhido. Para já vamos ter apenas win32. Seguem-se depois Linux, Android e HTML5. E depois se o caminho assim o desejar, windows Phone, XBox e iPhone.

Mantenha-se ligado para mais notícias :-)

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